DeNádegas

Toda quarta um post novo!

Fragmentada

Fragmentada

Fragmentada

Esse final de semana tive o imenso prazer de ver meu grande amigo, irmão e parceiro de muitas e muitas tocadas vida afora, Thiago Ribeiro (Thiagão), fazer o seu primeiro show como intérprete e compositor, lançando seu primeiro CD, chamado Fragmentada.

Foram três shows em Salvador, onde reside já há mais de dez anos, e mais três shows em Aracaju. Assisti a dois shows em Aracaju e fiquei realmente impressionado com o que ouvi. Acompanho a carreira de Thiago desde que começamos juntos aos 16 anos na Banda Desvio Padrão. Às vezes apenas de longe, às vezes mais de perto, mas sempre reconhecendo e torcendo que todo o talento que sempre presenciei ao longo desses anos pudesse em algum momento se tornar notório. E acho que ficou pra mim a impressão de que o primeiro passo pra que isso aconteça foi dado com o lançamento de Fragmentada.

As músicas são muito boas. Alguma coisa flertando entre o pop, o rock e a MPB. O mais legal é que todas dão a impressão de que haviam sido compostas há muitos anos, dado o nível de amadurecimento das letras, harmonia e arranjos. O que é difícil de se ver em estréias, pois se leva um tempo natural para que o compositor encontre o ponto certo. Senti como se as músicas tinham, à revelia, encontrado naturalmente seu momento e seu lugar.

Eu particularmente detesto aqueles rótulos do tipo: parece com esse ou aquele artista. Mas, é natural você ficar buscando de onde vem aquele som, quais são as influências e os parâmetros. Todo mundo tem os seus. Mas, o importante é que no momento de criar seu próprio trabalho, essas referências sejam apenas referências e não se tornem cópias. E estilo pra mim, não se cria, não se inventa. Você já tem no DNA e ele é formado e lapidado ao longo de sua vida. E ouvindo o show Fragmentada, pude perceber que o som tem muito a cara de Thiago. É o mesmo estilo de composição, de letras, de arranjos que eu vejo desde que gravamos a primeira demo da Desvio Padrão. Tanto que o show é coeso, sem mudanças bruscas de ritmos ou de qualquer tentativa de se colocar uma música tipo “chiclete”, pra galera gostar e aplaudir, diante de tantas outras músicas ainda não conhecidas pelo público. Um truque barato usado por muitos artistas que estão começando. Na verdade o show de Thiago não apresenta covers, apresenta apenas duas releituras. Ou seja, você pega uma música de outro compositor e dá uma mexida nela, de forma que fique a sua cara. Foi o que ele fez com Eleanor Rigby (Paul McCartney) e com Todo Amor que Houver Nessa Vida (Cazuza/Frejat). Em ambas ele dá um nó na música, vira do avesso e deixa com a cara fragmentada.

Thiago toca guitarra e se apresenta com seu xará Thiago Trad na bateria e com Renato Hishihara, este na companhia de seu invejável baixo Fender Jazz Bass modelo Geddy Lee. Um trio que produz uma massa sonora coesa, precisa e convincente. O grande destaque da banda é sem duvida o vocal de Thiago que está cada dia melhor, no sentido de mixar com extrema competência a técnica, a suavidade natural de sua voz e a agressividade exigida pelas próprias músicas em alguns momentos.

Mas, o ponto alto do show pra mim é a música Soraya Só. Eu ouvi essa música pela primeira vez no seu estúdio em Salvador e foi difícil segurar a emoção. Sabe aquela música que de tão bonita e sincera, lhe dá uma espécie de solavanco. Faz você viajar por dentro dela. E é assim todas as vezes que escuto.

Agora, o mais legal foi ver que Thiago cresceu muito no aspecto palco. Seu já conhecido perfeccionismo, aliado a uma certa timidez ou qualquer coisa parecida, já nos proporcionaram algumas cenas bastante peculiares. Na adolescência então, dava um trabalho danado antes de subir ao palco. E dessa vez, foi até engraçado, porque minutos antes do show começar na Rua da Cultura, sua guitarra, por acidente, caiu do alto do palco de dois metros de altura e sofreu uma pequena rachadura. Pra um guitarrista, não existe nada pior no mundo do que ver sua querida guitarra machucada. Em outros tempos, sem pestanejar, o show estaria sumariamente cancelado! Mas, Thiago respirou fundo e fez o show como se nada tivesse acontecido, num exemplo de profissionalismo e de amadurecimento.

E é por essas e outras que acho que o cara está pronto pra ser finalmente reconhecido pelo artista que é. Fragmentada é um belíssimo trabalho que credencia Thiago Ribeiro a entrar definitivamente no cenário musical desse país. E com o pé direito.

Pra você conhecer um pouco mais e ouvir duas músicas

http://www.myspace.com/thiagoribeirofragmentada

Anúncios

quinta-feira, 2 abril , 2009 - Posted by | Música

4 Comentários »

  1. Conheci o trabalho de Thiago através de vc e acredito mesmo que em breve ele será um artista nacionalmente reconhecido, pelo talento gigante que ele tem…e o show é isso tudo aí que vc falou…e olhe que eu sou chatinha pra música nacional, viu…mas o show dele me prendeu do início ao fim! Muito bom!

    Xero :P

    Comentário por Kaká | quinta-feira, 2 abril , 2009 | Responder

  2. Fico muito satisfeito mas não surpreso pelo reconhecido talento do primo TIAGO—murillo dantas

    Comentário por murillo de mattos dantas | quinta-feira, 2 abril , 2009 | Responder

  3. Muito obrigado pela matéria e principalmente pela presença nos shows!Em breve estaremos de volta a Aracaju para o lançamento do CD!
    Grande abraço!
    Thiago Ribeiro.

    Comentário por Thiago Ribeiro | quinta-feira, 2 abril , 2009 | Responder

  4. Realmente foi muito bom! Letras profundas e inteligentes, arranjos bem elaborados. A banda transmitindo a emoção das músicas… Em minha opinião foi o que de melhor se ouviu na noite de sábado do projeto verão. Parabéns mesmo!
    Desejo sucesso na carreira!
    Márcio Reis

    Comentário por Márcio Reis | segunda-feira, 18 janeiro , 2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: